Pular para o conteúdo principal

Verdadeiros Bodhisattvas...

Julgar os outros



Nunca se sabe onde pode haver um bodisatva.

É dito que muitos bodisatvas, usando métodos habilidosos, são encontrados até mesmo entre abatedores de animais ou prostitutas.

É difícil dizer se alguém tem bodhicitta* ou não.


Buda disse:

Além de mim e daqueles como eu, ninguém pode julgar outra pessoa.

Então, qualquer um que desperte bodhicitta em você, seja uma deidade, um mestre, um companheiro espiritual ou qualquer outra pessoa, considere-o simplesmente como um verdadeiro buda.

Patrul Rinpoche (Tibete, 1808-1887) “As Palavras do Meu Professor Perfeito”, 2ª parte | cap. 3.




Hoje estive com minha família na "formatura" do ensino infantil da escola Kinder, de Porto Alegre. A Kinder é uma Entidade Filantrópica pioneira e única no Brasil com educação para deficientes múltiplos, com comprometimento grave, moderado e leve. Atua na Habilitação e Reabilitação, utilizando como referencial a Metodologia Fischinger, que possui o objetivo de promover atendimento interdisciplinar, beneficiando mais de 350 bebês, crianças e adolescentes. A entidade também é referencial na sua área de atuação pela qualidade, humanismo e confiabilidade, tendo seu comportamento e política baseados em princípios como: ética, honestidade e respeito em todas relações. Da mesma forma, prima pelo apoio e orientação às famílias das pessoas com deficiências múltiplas, pela atitude de prevenção e resolução de problemas com agilidade e competência, bem como pelo constante desenvolvimento do conhecimento técnico e científico.

Lá, vi, novamente, como se dá o caminho de um Bodhisattva.

A palavra voluntário vem do latim e está ligado a idéia de vontade, desejo, estar de boa vontade, seguindo impulsos internos que geram intenções de atuação.

Ja Bodisatva é um termo do budismo que significa duas coisas diferentes:

º Num sentido específico, refere-se aos seres de sabedoria elevada, que seguem uma prática espiritual que visa remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres sencientes.

º Noutro sentido o significado para bodisatva refere-se a todas as forças de pureza dentro da mente.



Na tradição Mahayana e Vajrayāna, há todo um panteão de bodisatvas, personificações das forças dentro de nossas mentes. Nem sempre eles são entidades de fácil identificação. 
 
 Em expressão significa, em tradução literal do sânscrito, "ser (sattva) de sabedoria (bodhi)", e esta sabedoria muitas vezes se apresentam de forma pouco CONFORTÁVEL...


Os Bodhisattvas da Kinder são AS CRIANÇAS.
 
 
 
 
* Bodhicitta[1] (Ch: 菩提心, pudixin, Jp. bodaishin, Tibetano: jang chub sem, Mongol: бодь сэтгэл) é o desejo de obter a iluminação (Budeidad) para servir de benefício a todos os seres sintientes que estão atrapados na existência cíclica do samsara e não têm atingido a budeidad. Aquele que obtém a Bodhicitta como motivação principal em todas suas actividades e factos se chama Bodhisattva.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E.é um acrônimo (um acrônimo é uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise¹. Aqui está um resumo dos passos: 1. **Aceite** a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. 2. **Contemple** as coisas ao seu redor para se afastar da observação interna. 3. **Aja** com sua ansiedade, mantendo-se ativo e diminuindo o ritmo. 4. **Libere** o ar de seus pulmões, respirando devagar e calmamente. 5. **Mantenha** os passos anteriores, repetindo-os até que a ansiedade diminua. 6. **Examine** seus pensamentos para evitar previsões catastróficas. 7. **Sorria**, reconhecendo que você conseguiu superar o momento desagradável. 8. **Espere** o melhor, lembrando que a ansiedade é uma resposta normal. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáv

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p