Pular para o conteúdo principal

15 anos de Hospital Presidente Vargas . . . . . . . Por Simone.

Gostaria de me despedir do Hospital Presidente Vargas de outra maneira. Dar de ombros e seguir sem olhar para traz não é a forma mais adequada de dar adeus para um lar onde se viveu 15 anos.

Porquê não é um trabalho qualquer, que se sai aliviado quando se deixa... ou aqueles empregos onde se entra e sai sem fazer diferença ou deixar lembranças.

Não é possível sair do HMIPV sem perder uma parte de mim.

Porquê? Bem, nestes 15 anos se misturam uma soma de lembranças que transcendem o profissional... não é apenas o lugar onde trabalhei... é uma segunda casa que me viu chegar, então uma jovem de 23 anos, solteira e cheia de juventude, estimulada em proteger a vida e cuidar de crianças, preocupada em aprender e em me aperfeiçoar... e me viu evoluir profissionalmente e como pessoa, me tornando uma técnica segura e adaptada ao tenso trabalho sem perder a ternura de mãe. 

Não foi o local onde se passaram 15 anos convivendo com colegas de trabalho, foi o lar onde tive o constante encontro com pessoas boas de alma e coração que foram tomando lugar em minha vida como amigas e até irmãs. Vi mulheres que cuidavam das crianças dos outros terem seus próprios filhos... e os vi crescer.

Neste tempo relativamente curto para uns e que parece uma eternidade para outros acompanhamos muito da vida uns dos outros.

Foram tecnologias que evoluiram e mudaram, políticas e sonhos vieram e partiram... profissionais que chegavam como estranhos, tornaram-se amigos que partiram, uns para vida, outros da vida (saudades, Valéria). Em fim, foram anos de “Vida”. Dedicado a vida. A poder cuidar. Continua a paixão pela proteção e carinho dedicado a vida de “nossas crianças”.

“Nossas crianças”! Cada criança que nasceu nestes últimos 15 anos tornou-se um pouco filha “nossa”... e um pedaço “nosso” segue com cada uma delas... Cada colega que participou direta ou indiretamente com cada criança deixa sua presença e recebe em troca um pedaçinho delas também. Sabe que, por cima, ajudamos a trazer ao mundo 36 mil pessoas??? 36 mil pessoas! 36 mil crianças estiveram no colo de algum colega da FUGAST. Técnica, cuidado e carinho. Por 15 anos.

Então deixar para traz estes 15 anos é falar de deixar para traz uma grande parte de minha história como pessoa, como colega, como amiga, como mãe e como profissional que se dedica ao cuidado e a vida. Falar destes 15 anos é falar de vidas que chegaram neste mundo atravéz de muitas mãos. Falar destes 15 anos é falar de vidas que mudaram muitas vidas.

Entende porquê é difícil dizer adeus para estes lugar. Quem olha de fora não vê todas as nossas histórias se cruzando e acontecendo. Não enxerga nosso suor, nossas lágrimas, nossa vida entremeada aos cantos destas paredes.

Quem vê de fora não percebe a simbiose e a constante troca de amor e vida. Não é um emprego que estamos deixando. É uma parte de nós. Uma parte de nossa identidade. Uma parte de nossa vida.

Eu mudei nestes 15 anos. Entrei uma jovem cheia de sonhos. Realizei muitos graças a este Hospital. Conheci o amor das amizades verdadeiras. O amor de meu marido. O amor de ter minha própria minha filha. O amor da gratidão nos olhos de mães e pais que só tinham os nossos olhos e nossas mãos para obter apoio. Tantos tipos de amor.

Este é o hospital Presidente Vargas.







 




 







Por isto é tão difícil dizer "adeus".

Comentários

Márcia H.Balz - HPV disse…
Oi!Meu comentário vai prá Simone.
Sou Márcia do laboratório e fiquei emocionada com teu depoimento. Mesmo tendo passado tantos meses da nossa separação os sentimentos permanecem os mesmos: incredulidade,indignação,raiva,negociação e frustração. E finalmente para elaborarmos nosso luto pela perda do trabalho e dos companheiros que tanto amávamos precisamos formalizar a rescisão de contrato e o devido pagamento.
No caso Justiça não haverá porque será tardia. Não há indenização que
que repare o sofrimento causado pela forma que fomos tratados. Não tiraram de nós só postos de trabalho. Abortaram nossos sonhos de manter nossos filhos em boas escolas ou faculdades, das casa própria cujas prestações não podemos mais manter ou da segurança para algumas de uma aposentadoria digna.
Triste saber que algumas colegas hoje estão desempregadas sobrevivendo graças a terceiros, ou sub-empregadas nas atividades para as quais estudaram e foram treinadas ou pior vivendo de bicos.
O governo ao qual servimos durante
15 anos também retirou da população
muitos leitos de internação neonatológica e pediátricas quanto demitiu profissionais especializadas oferecendo menos vagas no HPV e menor qualidade na prestação de serviços em saúde materno-infantil. Enfim Simone ler teu depoimento e olhar as fotos me fizeram viajar no tempo e sentir muita saudade pelo tempo que foi.
Espero que tua família esteja bem e gostaria de enviar algumas fotos do pessoal da Neo e o endereço do blog do Rogério da Psiquiatria;http://demitidosdafugast.tumblr.com/post/13253469596/rescisaodafugast. Um beijão!
Meu email é m.balz@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.