Pular para o conteúdo principal

O que diz os Gabinetes de Vereadores de Porto Alegre

Sessões Plenárias Processos

01/02/2011



Saúde

O vereador Thiago Duarte (PDT), alerta em plenario, que caso Fugast é crise anunciada.

Os trabalhadores da Fundação Universitária de Gatroenterologia (Fugast) iniciaram vigília em frente ao Palácio Piratini na tentativa de salvar o emprego de médicos e enfermeiros cedidos pela entidade ao Município de Porto Alegre.


 Eles querem, também, evitar um agravamento na crise da saúde pública da Capital. Uma decisão da Justiça ordena o município a devolver à Fundação aproximadamente 400 profissionais que atuam em quatro hospitais de Porto Alegre.



O vereador Thiago Duarte (PDT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cosmam), lidera o movimento destes trabalhadores no sentido de buscar uma solução junto ao governo do Estado, e evitar a devolução e a consequente demissão destes profissionais.




Histórico


Dr. Thiago lembra que, em 1995, o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) encontrava-se à beira do fechamento, pois havia deixado de ser Federal, passando primeiramente à tutela da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas (FFCMPA) e após, à tutela do Estado.

Para evitar o fechamento da instituição, por conta de dificuldades com a Lei de Responsabilidade Fiscal, foram selecionados e contratados por convênio entre a Secretaria Estadual da Saúde, Ministério da Saúde e a Fugast profissionais de várias categorias e especialidades, com a finalidade de manter e qualificar o nome do hospital.



Os profissionais destacados para o HMIPV, somam quase 300, não só deram a resposta desejada como também se somaram à conquista do título de Hospital Amigo da Criança. “Um exemplo inconteste desta dedicação, tendo em vista o grau de excelência necessário para obtê-lo” observa o vereador.



Mas, em 1997, foi aberto processo junto ao Ministério Público questionando o uso pelo Estado de funcionários não concursados. A ação estendeu-se por 13 anos, e em outubro do ano passado, a Justiça determinou a devolução destes funcionários a Fugast, o que deverá ocorrer no próximo dia 10 de março. “Ora, todos sabemos que a Fugast não tem onde acomodar este pessoal, e, consequentemente, terá que se desfazer dos trabalhadores indicando-lhes o caminho da rua” denuncia Dr. Thiago, enfatizando que este é apenas uma ponta do problema.



O maior problema se dará na manutenção e no atendimento de pacientes do Presidente Vargas porque setores como a UTI neonatal, Centro Obstétrico, Gestação de Alto Risco, Medicina Fetal, Cirurgia oncológica e Videolaparoscopia (único serviço de residência médica desta especialidade em todo o Brasil) perderão mais de 50% de seus experientes e qualificados funcionários. Isso deve ocasionar um colapso no atendimento prestado e danos irreparáveis ao ensino, visto que o hospital mantém programas de residência médica em várias especialidades.



“Se para o Ministério Público ninguém é insubstituível, a saúde não é uma ciência exata” observa Tiago Duarte, que é médico e fez residência no HPV. O conhecimento adquirido pelo corpo clínico e os técnicos em enfermagem da Fundação, nos últimos 15 anos em um hospital de referência e de alta complexidade, são fundamentais para um bom atendimento à população e ao ensino dos futuros médicos especialistas, acentua ele, concluindo que esta bagagem de experiência não deve ser desprezada e nem se deve punir a população que nada tem a ver com a situação criada pelo estado.



por Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552), Bancada do PDT.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o

Barabim... barabum... baraBeakman!!!

Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beakman'' . Com um inconfundível jaleco verde e ideias malucas na cabeça, ele conquistou fãs por todo o mundo. Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista maluco, esteve no Brasil e falou sobre ciência e do sucesso dele no nosso país. Ele atendeu ao blogueiro d o "O Manual do Mundo" (que recentemente atingiu a casa dos 60 milhões de views) que comemorou a marca presenteando o seu público com a entrevista com   Paul  ~ professor maluco de penteado irado  Beakman ~   Zaloom , em pessoa. Para quem não conhece "O Mundo de Beakman" foi uma série exibida no Brasil na década de 1990, na TV Cultura, e reprisada algumas vezes nesse e em outros canais. O programa, extremamente dinâmico e divertido, foi marcante para quem nasceu na década de 1980 e para os que assistiram depois. Paul Zaloom veio para São