Pular para o conteúdo principal

A Sangha


[...] A existência humana é muito rara, pois os outros seres são muito mais numerosos do que os humanos. Além disso, das centenas de milhões de seres no reino humano, quantos, ativamente, seguem um caminho de virtude e benefício para os outros, por meio de seus pensamentos, palavras e ações?
Quantos tentam evitar causar o mal aos outros e não agir de forma não virtuosa? O número dessas pessoas pode ser comparado ao das estrelas que podemos ver durante o dia — muito poucas, na verdade.
A palavra tibetana para Sangha, em sânscrito, é “guedun”, e se refere a alguém que anseia ou é motivado pela virtude. Se as pessoas querem criar virtude, sua motivação e compromissos pessoais as tornam muito especiais, mesmo que elas não sejam perfeitas.
Os membros da Sangha Mahayana têm o voto de liberar não apenas a si, mas a todos os outros seres, da existência cíclica. Como poderíamos não venerar tal compromisso como sendo a melhor das qualidades? Como poderíamos, em vez disso, nos focar em seus defeitos pessoais temporários?
As pessoas da Sangha são nossas companheiras até que alcancemos a iluminação. Olhá-las com respeito e apreço nos beneficia, pois aumenta nosso mérito. Purifica os nossos hábitos e karma negativos.
Chagdud Tulku Rinpoche (Tibete, 1930 – Brasil, 2002)
Portões da Prática Budista, III | 13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com