Pular para o conteúdo principal

Paramitas



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pāramitā (em sânscrito) ou Parami (em pali): "Perfeição" ou "Transcendente" (lit. "Que alcançou a outra margem").  No budismo, chama-se de paramitas as perfeições ou culminações de certas práticas.  Tais práticas são cultivadas por arahants e bodhisattvas para percorrer o caminho da  vida sensorial (samsara)  à iluminação (nirvana).

No budismo, as "Dez Perfeições" são (termos originais em pali):


Dana parami : generosidade, doação

Sila parami : virtude, moralidade, conduta apropriada

Nekhamma parami : renúncia

Panna parami : sabedoria transcendente, "insight"

Viriya parami : energia, diligência, vigor, esforço

Khanti parami : paciência, tolerância, forbearance, aceitação, resistência

Sacca parami : veracidade, honestidade

Aditthana parami : determinação, resolução

Metta parami : amor gentil

Upekkha parami : equanimidade, serenidade


No budismo mahayana, os sutras da Perfeição da Sabedoria (prajna-paramita) e o Sutra do Lótus (Saddharmapundarika) listam as "Seis Perfeições" (termos originais em sânscrito):

dana paramita : generosidade, doação

sila paramita : virtude, moralidade, conduta apropriada

shanti paramita : paciência, tolerância, auto-domínio, aceitação, resistência

virya paramita : energia, diligência, vigor, esforço

dhyana paramita : meditação, concentração, contemplação

prajna paramita : sabedoria transcendental, insight


O Sutra dos Dez Estágios (Dasabhumika), escrito posteriormente, menciona mais quatro;

7. upaya paramita: meios hábeis

8. pranidhana paramita: voto, resolução, aspiração, determinação

9. bala paramita: poder espiritual

10. jnana paramita: conhecimento, sabedoria


Este artigo sobre Budismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Verso de Takuhatsu
 (recitado pelo monge ao receber uma oferta)

Méritos infinitos na Paramita da Doação.

Dar e receber assim se completam.

A doação, o que é doado e quem recebe não existem por si sós.

E são todos de igual valia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.