Pular para o conteúdo principal

Demitidos da Fugast aguardaram votação que não aconteceu.


19 DE ABRIL DE 2011




Hoje, os cerca de 479 trabalhadores vinculados à Fundação de Gastroenterologia do RS (Fugast), se concentraram, às 9h da manhã, em frente à Assembleia Legislativa, na Capital, para acompanhar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC).


O artigo, que seria avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça do Estado (CCJ), propõe a reintegração dos servidores, demitidos em 8 de março, a hospitais, postos e funções administrativas.



Para variar a "avaliação e votação", novamente, não ocorreu.
Ja no dia 05 de abril teve mais uma "tentativa" de votação da PEC FUGAST na CCJ da ALRS.

Com a sala da Comissão de Constituição e Justiça lotada, o Deputado Jorge Pozzobom apresentou, nesta terça-feira (05), parecer favorável à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 211/2011, que busca regularizar a vida funcional dos servidores da FUGAST (Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia). No parecer, o líder da bancada do PSDB fez um resgate histórico da criação da FUGAST, em 1975. O deputado instruiu o seu parecer com a certidão do cartório de registro da fundação, onde comprova que o primeiro instituidor da FUGAST é o Estado do Rio Grande do Sul. Destacou, também, que nesses 36 anos foi o Estado gaúcho o único mantenedor da instituição. Por essa razão é que está devidamente expresso no estatuto da FUGAST que, quando for extinta a fundação, todo o seu patrimônio será incorporado ao Estado do Rio Grande do Sul. Essas considerações da história da FUGAST permite concluir que todos os seus servidores eram servidores públicos do Estado de fato, pois sempre prestaram serviços diretamente para o Estado. Não eram, portanto, delegatários de serviços públicos, nem a FUGAST concessionária de serviços públicos. Além disso, o poder Judiciário, no acórdão que gerou essa celeuma jurídica, deixa bem claro que compete ao poder público a "adoção de eventual regularização pela via legal na esfera administrativa", disse o desembargador Azambuja Ramos. O deputado salientou que "a Assembleia tem o poder constituinte derivado para propor essa emenda à constituição. Portanto, não há que se falar em vício de origem" garante Pozzobom. O parlamentar lembrou ainda que esse problema social foi criado pela ex-deputada Luciana Genro, quando em 1999 apresentou denúncia ao Ministério Público, tendo daí resultado uma ação civil pública. Por essa razão se espera que hoje o seu pai, Governador Tarso Genro, tenha coragem para solucionar o problema. "Quando o filho cria o problema, o pai tem a obrigação de resolvê-lo" finalizou Pozzobom.

O relator, Dep. Pozzobom, salientou os novos documentos que haviam sido apensados a PEC. Eles demonstram com clareza a vinculação da FUGAST com o estado. O Deputado foi aplaudido de pé pelos trabalhadores q lotavam a casa.

Já o dep. Bordignon ... Este foi vaiado quando pediu vistas ao processo. Conforme acompanhou a psiquiatra Madeleine Scop Medeiros : http://pecfugast.blogspot.com/ 


 Agora ficou marcada para a próxima terça-feira, dia 26/06.


O momento é de MOBILIZAÇÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.