Pular para o conteúdo principal

Tudo o que somos é resultado do que pensamos.

“Tudo o que somos é resultado do que pensamos.

A mente é o seu fundamento e todos os pensamentos são criados pela nossa própria mente.

Se falarmos ou agirmos com uma mente impura, então o sofrimento seguir-nos-á da mesma maneira que a roda segue o boi que puxa a carroça.

Tudo que somos é resultado do que pensamos.

A mente é o seu fundamento e todos os pensamentos são criados pela nossa própria mente.

Se falarmos ou agirmos com uma mente pura, então a felicidade seguir-nos-á como a sombra que nunca nos abandona.

‘Maltrataram-me, golpearam-me, despojaram-me do que era meu.’ Se guardarmos esses pensamentos, nunca libertar-nos-emos do ódio.

‘Maltrataram-me, golpearam-me, despojaram-me do que era meu.’ Se abandonarmos esses pensamentos, libertar-nos-emos do ódio e viveremos em paz.

Pois que, neste mundo, o ódio nunca se extinguiu através do ódio. Ele só dissipa através do amor.

Esta é a lei.

Muitos desconhecemos que, ao brigar, perecemos. Mas se conseguirmos compreender isso, deixaremos para sempre de brigar.

Se vivermos apegados ao prazer, com os sentidos sem freio, sem moderação ao comer, indolentes e inativos, Mara, o tentador, derrubar-nos-á, assim como o vento derruba uma árvore enfraquecida.

Se vivermos sem ânsia pelos prazeres, freando nossos sentidos, moderando a comida, cheios de fé e energia, Mara não poderá nos derrubar, assim como o vento não pode derrubar a montanha que é firme.

Se não pudermos nos dominar e nos afastarmos da verdade, mesmo que vistamos a túnica amarela, não seremos merecedores dela.

Mas se tivermos nos limpado de todos os pecados e seguirmos o caminho da verdade, então seremos merecedores de vestir a túnica amarela.

Se tentarmos achar o falso dentro do que é verdadeiro e o verdadeiro dentro do que é falso, estaremos errando e nunca alcançaremos a verdade.

Assim como a chuva entra em uma casa mal coberta, assim a paixão inunda a nossa mente irresponsável.

Assim como a água não entra em uma casa bem coberta, assim a paixão não penetra em nossa mente quando ela está em equilíbrio.

Se agirmos mal, lamentar-nos-emos agora e lamentar-nos-emos depois. Sempre lamentar-nos-emos e sofreremos ao perceber a impureza dos nossos próprios atos.

Se agirmos bem, regozijar-nos-emos agora e depois também.

Sempre regozijar-nos-emos e seremos felizes ao perceber a pureza dos nossos próprios atos.

Sofremos agora e sofreremos depois.

Sempre sofremos.

‘Agimos mal’, dizemos sofrendo.

Sofremos ao saber do mal que fizemos, quando seguimos pelo mau caminho.

Gozamos agora e gozamos depois.

Somos sempre felizes.

‘Agimos bem’, dizemos felizes.

Gozamos ao saber o bem que fizemos e ao seguir pelo bom caminho.

Mesmo que repitamos, a todo momento, os Ensinamentos, se formos negligentes e não colocarmos em prática o que falamos, seremos como o vaqueiro que só sabe contar as vacas dos outros.

Assim não podemos seguir pela Senda.

Mesmo que recitemos pouco os Ensinamentos, mas se nos guiamos por eles, abandonando o desejo, o ódio e a ilusão, tendo uma mente liberta e não tendo apego a nada neste mundo nem ao mundo que possa vir depois:

Assim poderemos seguir a Senda.”




Do livro "Dhammapada, Pelos Caminhos de Buddha".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o