Pular para o conteúdo principal

Os dois templos-sede Soto Zen (2)


Chegada no Sojiji 25 outubro 2011
A nossa escola, com aproximadamente 15.000 templos no Japão, além de vários templos e inúmeros centros de prática no exterior, possui dois templos-mosteiros que são considerados “sedes” da escola, devido à importância de seus fundadores. Um, o templo-mosteiro Eiheiji, foi fundado em 1244 pelo Mestre Dogen, fundador de nossa escola no Japão.
O outro templo-sede é o templo-mosteiro Soji-ji que foi originalmente fundado no ano 740 na Península Noto, na Província de Ishikawa, pelo grande monge Gyoki (668-749), da escola do Budismo Shingon, com o nome Moro-oka-dera.
 No ano 1321, o monge Jôkin Keizan (1268-1325), da escola Soto Zen, recebeu o convite de se tornar o monge titular (jûshoku, frequentemente traduzido como abade). Converteu o templo num tempo Soto Zen e mudou o nome para Sôji-ji (総持寺).
O Mestre Keizan, o quarto ancestral da nossa linhagem japonesa, foi uma figura extremamente importante na disseminação e “popularização” do Soto Zen, o levando aos camponeses e camadas “populares” da sociedade japonesa. Por este motivo, é considerado “mãe” do Soto Zen japonês (com o Mestre Dogen sendo considerado “pai”). Referimos a estes dois grandes mestres juntos como “Ryôso”, ou o Duo Ancestral. O Mestre Keizan deu a ordenação monástica a várias mulheres, sendo um defensor dos direitos iguais das mulheres.
Em 1898, o complexo, então com aproximadamente 70 construções, foi quase completamente destruído num incêndio. Durante as discussões sobre a reconstrução, foi tomada a decisão de relocar o templo em Tsurumi, Yokohama, próximo à cidade de Tokyo. Desta forma, o novo Sojiji iniciou as suas atividades oficialmente no ano 1911, numa área de aproximadamente 190.000 m2 em Tsurumi, Yokohama.
Posteriormente, o templo original, na península de Nota, foi reconstruído e o nome mudado para Sojiji-soin (総持寺祖院). Foi lá que o nosso amigo, o monge Genshû (que nos visitou recentemente) treinou durante sete anos e meio.
Com aproximadamente 150 monges-noviços em treinamento,o templo-mosteiro Soji-ji (em Yokohama) recebe milhares de visitas diariamente. É conveniente telefonar antecipadamente para marcar horário se quiser fazer o “tour” (400 Yen). Aberto da 10:00 às 16:30.
Uma vez por mês, num sábado de manhã, oferece um encontro do Zazen-kai para estrangeiros (500 Yen, com palestra em inglês – nota: a primeira vez que visitei o Sojiji, em 2000, pude assistir a uma palestra do Saikawa Roshi, o nosso Superintendente Geral para a América do Sul, em inglês sobre o Sutra do Coração da Grande Sabedoria).


Em tempo: No dia 26 de junho, foi realizado o nosso segundo Almoço Beneficiente “CozinhaZen” – das fotos que seguem -  e o primeiro a ser realizado na nova casa-sede. Depois de um delicioso Yakisoba, foi feito a entrega de uma placa de agradecimento ao representante do Espaço Dojinmon, George Martins. O próximo Almoço CozinhaZen está previsto para o dia 27 de novembro.
 


CozinhaZen

Almoço de Confraternização

27 de novembro - meio-dia

Jisui Zendô

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p