Pular para o conteúdo principal

Viagem ao Japão: 01 – Tokyo & Sojiji (Yokohama)



Kirigaya-ji, depois do serviço memorial

Em setembro deste ano, viajei para o Japão para realizar as formalidades de Zuise nos dois templos-sede da nossa tradição, o último passo no processo de reconhecimento como monja plenamente formada como “oshô”, habilitada como Professor do Darma (Sensei) e autorizada a tornar-se abadessa de um templo oficialmente reconhecido.

Chegando no Japão, fui recebida no Templo Kirigaya-ji, cujo abade é o Rev. Junryû Kuroda, Roshi. Irmão mais novo do mestre Zen Maezumi Roshi (professor de ordenação da Monja Coen, a minha professora de ordenação), ele tem sido uma pessoa importante para o Zen ocidental devido ao seu apoio a muitos monges estrangeiros – inclusive eu. Cultivo imensa gratidão por todos os tipos de ajuda que ele tem me oferecido durante os anos do meu treinamento.

Na manhã seguinte, pude ajudar num serviço memorial; após, tiramos uma foto do grupo.

Em seguida, o Kono-san (monge do Kirigaya-ji que é amigo nosso e que passou alguns anos ajudando no Templo Busshinji em São Paulo) gentilmente me levou até o Templo-sede Sojiji, onde pude ser “abadessa por uma noite”, conforme relatado no texto sobre esta formalidade chamado Zuise.


Foto oficial - Cerimônia de Zuise no Sojiji - Onoda Roshi, Monja Isshin e Kono-san

Fiquei muito feliz e honrada com a presença do meu professor de transmissão, Onoda Roshi, na cerimônia.
Mais ainda, quase 10 anos atrás, tive a honra de estar presente na cerimônia de Zuise do Kono-san (tenho a foto comigo até hoje) e, por isso, foi muito importante para mim poder ter a presença dele na minha cerimônia.

Terminado o cerimonial de Zuise, o meu professor me levou num pequeno “tour” da região central do Tokyo num “Sky Bus”. Finalizamos o passeio almoçando junto com uma de suas filhas, que trabalha em Tokyo.

Para ver as fotos desta etapa da viagem com legendas explicativas, visite o álbum no PicasaWeb.





先生ありがとう

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o

Barabim... barabum... baraBeakman!!!

Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beakman'' . Com um inconfundível jaleco verde e ideias malucas na cabeça, ele conquistou fãs por todo o mundo. Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista maluco, esteve no Brasil e falou sobre ciência e do sucesso dele no nosso país. Ele atendeu ao blogueiro d o "O Manual do Mundo" (que recentemente atingiu a casa dos 60 milhões de views) que comemorou a marca presenteando o seu público com a entrevista com   Paul  ~ professor maluco de penteado irado  Beakman ~   Zaloom , em pessoa. Para quem não conhece "O Mundo de Beakman" foi uma série exibida no Brasil na década de 1990, na TV Cultura, e reprisada algumas vezes nesse e em outros canais. O programa, extremamente dinâmico e divertido, foi marcante para quem nasceu na década de 1980 e para os que assistiram depois. Paul Zaloom veio para São