Pular para o conteúdo principal

Seiza - o conceito de "Sei" - Tranquilidade


por Wagner Haku-Shin, terça, 7 de Fevereiro de 2012 às 18:02


Seiza (静座)


 O conceito de “Sei”: Tranquilidade

O ideograma chinês “Sei” (静) tem um grande número de significados. 

Dentre os mais amplos, destacamos:


“Shizuka”: repouso; antônimo de movimento; diz-se de algo que está firme e imóvel.

“Damaru”: estar calado.

“Yasuraka”: calmo, tranquilo.

“Tadashii”: correto, polido.

“Ikou”: descansar.

“Sumu”: tornar-se claro, transparente.

“Yaharagu”: abrandar-se.

“Isagiyoshi”: valoroso.


Tais sentidos podem ser observados em uma série de palavras compostas como “sei-i” (vontade serena), “sei-kan” (visão serena), “sei-za” (prática de meditação que é feita sentando-se imóvel), “sei-shi” (contemplação), “sei-jaku” (concentração), “sei-yô” (cura, recuperação), etc.

“Seiza” será, pois, sentar-se em uma atitude de calma, tranquilidade, repouso, silêncio e transparência, ao passo que “seishi” será um estado de espírito calmo, transparente e correto.

“Seiza” é, então, a expressão da quietude do corpo, ao passo que “seishi” exprime a tranquilidade do espírito.

Temos assim expressada a quietude dos dois aspectos que fazem o ser humano: corpo e espírito. As duas palavras expressam, pois, a quietude do ser humano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o