Pular para o conteúdo principal

A diferença


Eu conheci este conto a muitos e muitos anos... e ele me foi apresentada assim. Mas na web te um nº maior de versões sobre colheres longas... da na mesma, mas prefiro a versão que perdurou em minha memória, lá vai:

Um rabino muito justo e sábio, para solucionar uma grave dúvida de sua comunidade foi visitado em sonho por um anjo. Este lhe disse que seria permitido que visitasse o inferno (Gehenna*) e o paraíso (Gan Éden).
 
Primeiramente foi levado ao purgatório, de onde provinham os gritos mais horrendos dos rostos mais angustiados que já virá. Estavam todos sentados numa grande mesa. Sobre ela, se viam iguarias, comidas das mais deliciosas que se possa imaginar, com a prataria e a louça mais maravilhosa que jamais se vira.
 
Não entendendo porque sofriam tanto, o rabino prestou mais atenção e viu que seus cotovelos estavam invertidos, de tal forma que não podiam dobrar os braços e levar aquelas delícias às suas bocas, mesmo que pudessem alcançar todas as maravilhosas iguarias estas acabavam jogadas no chão ou aos ombros.
 
O rabino, então, foi levado ao paraíso, onde se ouvia deliciosas gargalhadas e onde reinava um clima de festa.
 
Porém, ao observar, para sua surpresa, encontrou o mesmo ambiente: todos sentados à mesma mesa que vira no purgatório, contendo as mesmas iguarias, as mesmas louças e os mesmos cotovelos invertidos.
 
Mas ali havia um detalhe muito especial: cada um levava a comida à boca do outro... e ninguém ficava sem auxílio.
 


·         Gehenna (Grego γέεννα ), Gehinnom (Rabínica hebraico : גהנום / גהנם ) e iídiche Gehinnam , são termos derivados de um lugar fora antiga Jerusalém conhecida na Bíblia hebraica como o Vale do Filho de Hinom (em hebraico: גֵיא בֶן - הִנֹּם ou גיא בן - הינום ), um dos dois vales principais em torno da Cidade Velha . Na Bíblia hebraica, o local onde foi inicialmente apóstata israelitas e os seguidores de várias Ba'als e deuses Caananite, incluindo Moloch , sacrificaram seus filhos pelo fogo ( 2 Crônicas 28:3. , 33:6 ; . Jeremias 7:31 , 19 :2-6 ). Na escritura judaica, cristã e islâmica, Gehenna é um destino dos ímpios. Este é diferente do mais neutro Seol / Hades , a morada dos mortos, embora a versão King James da Bíblia traduz tanto com a anglo- Saxon palavra inferno .
·         Gan Éden, o Jardim do Éden (do hebraico Gan Eden, גן עדן) é o local onde ocorreram os eventos narrados no Livro do Génesis. O Jardim do Éden, Jardim das Delícias ou Paraíso Terrestre é na tradição das religiões abraâmicas o local da primitiva habitação do homem e o possível lugar de retorno dos mortos que tiverem mérito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o

Barabim... barabum... baraBeakman!!!

Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beakman'' . Com um inconfundível jaleco verde e ideias malucas na cabeça, ele conquistou fãs por todo o mundo. Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista maluco, esteve no Brasil e falou sobre ciência e do sucesso dele no nosso país. Ele atendeu ao blogueiro d o "O Manual do Mundo" (que recentemente atingiu a casa dos 60 milhões de views) que comemorou a marca presenteando o seu público com a entrevista com   Paul  ~ professor maluco de penteado irado  Beakman ~   Zaloom , em pessoa. Para quem não conhece "O Mundo de Beakman" foi uma série exibida no Brasil na década de 1990, na TV Cultura, e reprisada algumas vezes nesse e em outros canais. O programa, extremamente dinâmico e divertido, foi marcante para quem nasceu na década de 1980 e para os que assistiram depois. Paul Zaloom veio para São