Pular para o conteúdo principal

Budismo Zen por Aoi Kuwan


Budismo Zen ~  05/04/2012 por Aoi Kuwan



Aisatsu
Budismo Zen, uma das escolas budistas mais conhecidas no ocidente, tem sua origem na China, no chamado Budismo Ch’an, fundado pelo monge indiano Bodhidharma, chamado no Japão deDaruma (sim, se você se lembrou daqueles simpáticos amuletos japoneses os quais se pinta um olho e se faz um pedido, você acertou).

Há muito tempo, houve uma época em que os monges budistas acreditavam que a única forma de se atingir a iluminação era decorando livros e sutras budistas inteiros. Em oposição a esse pensamento, surgiu uma nova corrente do budismo que pregava o desapego aos livros e às escrituras: o Zen Budismo.

Para a sua doutrina, a iluminação pessoal não é encontrada em sutras ou emrituais, mas é alcançada através da meditação, da contenção e da confiança em si mesmo. Assim, para o Zen, a iluminação não é passível de ser alcançada de forma intelectual ou lógica, através do estudo de tratados acadêmicos, como achavam os antigos monges, mas sim através da experiência direta da realidade.

O próprio nome Zen já enfatiza essa doutrina. Como toda tradição budista, sua origem primeira encontra-se na China, advindo seu nome da palavra sânscritadhyana, que significa exatamente o estado contemplativo da prática meditativa. Essa expressão foi transliterada para o chinês como channa, e reduzido à formaCh’an, que deu o nome a essa escola. No Japão, o termo foi traduzido comoZen.

Foi em território japonês que o Budismo Zen floresceu, durante o período Kamakura (1185-1333). Não podemos esquecer que essa escola teve seus alicerces na China, recebendo forte influência da simplicidade e da serenidade das tradições confucionistas e taoístas. Essa simplicidade e serenidade importadas pelo Zen logo encontraram solo fértil no Japão, principalmente na realização da cerimônia do chá, não demorando para que esta fosse também associada à prática budista. A caligrafia, a pintura, os arranjos florais (ikebana) e praticamente toda forma artística da época também se tornaram ícones da experiência Zen.

As duas formas básicas de se experenciar o Zen é através do Zazen, a meditação, e dos Koans, os Contos Zen, enigmas e charadas. O próprioBudismo Zen possui várias vertentes, dentre as quais se destacam – por serem as mais antigas –, as escolas Soto e Rinzai. A Soto enfatiza a prática do Zazen, enquanto a Rinzai prefere o uso dos Koans.


Mais sobre Zen Budismo neste blog continue lendo aqui:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.