Pular para o conteúdo principal

Retiro de Inverno no estilo Zen Coreano


Winter Kyol Che - Retiro de Inverno-USA 2012 por 

Este ano participei do retiro de inverno em Providence Zen Center. Nas duas semanas que lá estive em fevereiro, foram justamente uma delas, dedicada ao período intensivo, onde se acorda à meia noite e segue a prática até as duas horas e depois volta-se a dormir para retornar à prática às 4:45. Para ter uma ideia da rotina diária do retiro numa semana não intensiva segue o texto de um professor que lá esteve. Apenas fiz alguns ajustes e acrescentei mais informações que ele não relatou. 

O retiro começa geralmente na primeira semana de janeiro e se encerra na primeira semana de abril. Pessoas entram e saem todos os sábados, mais algumas pessoas participam durante todos os três meses. Consegui sentar-me dois e meio meses de retiro este ano.


O dia de retiro começa com o sino de despertar às 4:30 da manhã. Às 4:45todo mundo faz 108 prostrações.. Às 5:15, começamos 45 minutos de cânticos, seguido de três curtos períodos de meditação sentados (25 minutos cada), com a meditação andando no meio.


Café-da-manhã começa às 7:30 da manhã e comemos em silêncio. A refeição não varia: frutas, papa de aveia e condimentosNós usamos o chá quente para lavar e limpar nossas tigelas, comemos todas aspartículas de alimentos, e depois lavamos com água para que possamos oferecer água limpa para os fantasmas famintos. 

Após o café vem de uma hora de trabalho e uma pequena pausa.Estamos de volta sobre as almofadas, às 10 horas onde permanecemos (med. sentada e andando)  até o almoço, servido às 12 horas(Outra refeição formal, silenciosa, que consiste em sopa, arroz cozido, e salada).

Após o almoço, temos uma pausa até que a meditação começa às 14:00. Na segunda sessão de meditação é feita uma caminhada fora do mosteiro quando as condições climáticas permitem. Jantar (silencioso e formal) vem às 17:00, onde é servida a sopa que sobrou do almoço, frutas, pão integral, algum biscoito salgado, pasta de amendoim e condimentos. Segue-se mais um intervalo de descanso até o início da pratica noturna.

Às 18:30 inicia-se mais uma hora de cantos chamados "cantos especiais", seguido por um período sentadoum período de yoga, um outro período sentado, intercalados por meditação andando e um período de 10-minuto final mais dois cantos regulares (O Sutra do Coração e o Grande Dharani). O dia termina às 21:45 A maioria das pessoas vai para a cama por volta das 22:00 horas e o dia se passou em completo silêncio. Sem falação.

Foto: Jeff Partridge

Há alguém que está encarregado de despertar-nos e avisar quando as sessões reiniciam por meio de sinais sonoros (sinos, moktak), bem como para chamar-nos para as refeições de modo que dispensa-se o uso de relógios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.