Pular para o conteúdo principal

Superinteressante “A Bíblia como você nunca leu”.

Volta e meia a Super garante sua audiência com matérias sobre a Bíblia Judaico Cristã... seguem link de matérias publicadas que ajudam a DESFAZER os malfeitos que os LEITORES LITERAIS fazem na sociedade... Leiam e tirem SUAS próprias decisões.



BÍBLIA

Três mil anos de idade, mais de 6 bilhões de cópias vendidas. Confira tudo o que há de mais interessante sobre o livro da história de Deus

A reportagem de capa da Superinteressante 305 de junho de 2012: “A Bíblia como você nunca leu”. Trata-se dos trechos bíblicos que propagam, com candura, sacrifícios humanos, morte para virgens defloradas, poligamia, bebedeira e por aí vai.


As perversidades bíblicas têm sido destacadas à exaustão, mas ainda assim a reportagem é oportuna porque ocorre cada vez mais com frequência a exaltação por vereadores e deputados da Bíblia como “padrão de moralidade”. 


Recentemente na Assembleia Legislativa de Goiás, por exemplo, a leitura da Bíblia se tornou obrigatória no começo das sessões para garantir “um ambiente de princípios e de harmonia entre os deputados”. 


O deputado evangélico Daniel Messac (PSDB), autor da lei dessa obrigatoriedade, agiu como só existisse uma parte da Bíblia, a "boa", e não também a "ruim", a podre, e como se esta não contaminasse aquela. E assim tem sido nas pregações de pastores e de padres, nos sermões televisivos, nos livros religiosos. Tudo sem questionamentos dos fiéis. 




Seguem trechos do texto de Alexandre Versignassi e Tiago Cordeiro.


Maridos & esposas



Rei Salomão teve 700 mulheres

O Velho Testamento deixa claro que as mulheres deveriam ser funcionárias de seus maridos, com deveres e direitos. Se uma esposa fosse “demitida” pelo parceiro, por exemplo, ela podia ganhar uma carta de recomendação, para a moça utilizá-la como trunfo na hora de tentar uma vaga de mulher de outro sujeito. 


A poligamia era regra. Tanto que o primeiro caso aparece logo no capítulo 4 do primeiro livro da Bíblia: “E tomou Lameque para si duas mulheres” (Gênesis). A situação era tão comum que vários dos personagens mais importantes do Antigo Testamento viviam com mais de uma esposa sob o mesmo teto. 


[...] Nunca na história do Livro Sagrado houve maior predador matrimonial que Salomão, o rei: foram 700 esposas. Setecentas de papel passado, já que o sábio soberano ainda mantinha 300 concubinas. 


O Novo Testamento não cita tantos exemplos de poligamia, mas sugere que ela ainda era comum no século 1. Jesus não toca no assunto, mas, em duas cartas, são Paulo recomenda que os líderes da nova comunidade cristã tivessem apenas uma esposa porque “assim eles teriam mais tempo para dedicar aos fiéis”. 


“O cristianismo só refuta a poligamia quando se aproxima do poder em Roma, que proibia essa prática”, afirma o historiador Marc Zvi Brettler. Como escreve santo Agostinho no século 5, “em nosso tempo, e de acordo com o costume romano, não é mais permitido tomar outra esposa”. 


“As mulheres sejam submissas a seus maridos.”
(Colossenses, 3, 18) 




Sexo



Para se casar, mulher tinha de ser virgem

Uma série de regras estabelece como deve ser a vida sexual: toda mulher tem de se casar virgem, ou então poderá ser dispensada pelo marido. 


As leis sexuais eram bem abrangentes: “Quem tiver relações com um animal deve ser morto”, diz o Êxodo. E a masturbação também não pode. Como diz o sutil são Paulo: “A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao marido. E o marido não pode dispor de seu corpo: ele pertence à esposa.” 


“O sexo na Bíblia é cheio de contradições”, diz o arqueólogo Michael Coogan, autor de God and Sex (Deus e o Sexo). “É de se desconfiar que fossem realmente levados a sério naquela época.” 


“E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia.” (Gênesis, 29, 30) 




Negócios e finanças


A cobrança de juros é proibida. As ordens se repetem ao longo da Bíblia, sempre em tom firme: “Não tomarás deles juros nem ganho” (Levítico). [...] Mas existe uma exceção: nos casos em que o empréstimo é concedido a um não judeu (“um estranho”, nas palavras de Deuterônimo) é permitido praticar a usura. Até por isso os judeus se tornaram os grandes banqueiros da Idade Média. 


Se o Livro Sagrado proíbe a cobrança de juros, mas só entre judeus, o mesmo vale para a escravidão. Você pode ter escravos, contanto que “sejam das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas”, diz o Levítico. 


“Ao estranho, emprestarás com juros.” (Deuteronômio 23:20) 


Marvado vinho




Água vira vinho: primeiro
milagre de Jesus

O álcool nem sempre foi consumido com moderação na Bíblia. A palavra “vinho” é citada mais de 200 vezes, e os porres são frequentes: Noé é embebedado pelas filhas, e Amnon, filho de Davi, está mais pra lá do que pra cá quando é assassinada por ordem de seu irmão Absalão — a interessar: foi pelo crime de ter estuprado a própria irmã, Tamar. 


“Os sacerdotes são orientados a não beber antes de entrar no tempo, e o álcool é relacionado à perda de controle pessoal e da capacidade de diferenciar o bem do mal. Mas nada no texto bíblico proíbe o consumo”, diz o historiador Marc Zvi Brettler. 


O álcool chega a ser recomendado para curar os males da alma. Está em provérbios: “Daí bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espíritos”. 


E tem o primeiro milagre de Jesus: transformar água em vinho — segundo o evangelista João, no melhor vinho da festa. 


São Paulo vai mais além: recomenda a um discípulo, Timóteo, que troque a água pelo vinho. 


“O chefe do serviço provou [o vinho que Jesus criara a partir da água] e falou com o noivo: ‘Tudo guardaste o melhor vinho até agora!’” (João 2, 7-10) 




Saúde e educação


[...] Ao longo da infância, os pais têm a obrigação de repassar a eles a palavra de Javé. Já o Novo Testamento é mais pedagógico, digamos assim: enfatiza a educação pelo bom exemplo dos pais. [...] Quando não funcionar, o Antigo Testamento indica que um bastão flexível deve ser usado para bater nos desobedientes. O objeto tem até nome, vara da correção, e é indicado para qualquer situação em que o pai considere que a criança não seguiu suas instruções. “A vara e a repressão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesa envergonha a sua mãe” (Provérbios). 


“O sacerdote examinará a praga na pele da carne; se o pelo na praga se tornou branco, (...) é praga de lepra; o sacerdote o examinará, e o declarará por imundo.” (Levítico 13:3). 




Homossexualidade



Rei Davi e Jonatã: 
amor homossexual

O amor entre homens era punido com a morte — a não ser que você fosse o rei Davi. Os livros Samuel I e Samuel II contam a história da amizade entre ele e Jonatã, filho do rei Saul, antecessor de Davi e candidato natural ao trono de Israel. Davi acaba escolhido para a sucessão, mas isso não abala o relacionamento dos dois. Está escrito: “A alma de Jonatã se ligou com a alma de Davi. E Jonatã o amou, como à sua própria alma” (Samuel I). 


Em outra passagem, Jonatã tira todas as roupas, entrega a Davi e se deita com ele. “E inclinou-se três vezes, e beijaram-se um ao outro” (Samuel I). “Esse relato incomoda os intérpretes tradicionais da Bíblia, que tentam explicar a relação como uma forte amizade, e o beijo como um costume comum entre homens”, diz o historiador finlandês Martii Nissinem, da Universidade de Helsinki e autor de Homoeroticism in the Biblical World (Homoerotismo no Mundo Bíblico). “Mas é difícil negar a referência à homossexualidade nesse caso, mesmo que a lei judaica a proíba expressamente.” 


Para alguns especialistas, o Antigo Testamento também sugere um relacionamento homossexual entre duas mulheres, Noemi e sua nora Rute. Está no livro de Rute um trecho em que ela diz a Noemi: “Aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu. Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada”. 


“Estou angustiado por causa de ti, Jonatã. Mais maravilhoso me era teu amor do que o amor das mulheres.” (Samuel II 1, 26). 




Sacrifício



Abraão por pouco não matou seu próprio filho

Muito sangue jorra na Bíblia. Abraão é orientado a sacrificar seu próprio filho Isaac a Javé — e teria obedecido, caso um anjo não aparecesse no ultimo minuto dizendo ser tudo um teste para sua fé. Além disso, durante os 40 dias em que Abraão detalha suas regras ao patriarca, Deus exige uma série de sacrifícios de animais. 


Os rituais são descritos com grande riqueza de detalhes. Moisés manda matar e drenar 12 bois. O sangue é colocado numa tina. Metade é lançada no altar e o resto sobre a multidão. Carneiros abatidos são esfregados no corpo de fiéis, que seguram seus rinas nas mãos para oferecê-los a Javé. Pedaços de bichos são queimados sobre o altar. Era uma forma de trocar favores com os deuses. 


“O sangue é o maior símbolo da vida. Ao usá-lo em rituais, os fiéis reforçam seu vínculo com a divindade e se purificam”, diz Richard Friedman. [...] ”Na interpretação cristã posterior, o próprio Jesus é considerado o sacrifício final, que limpa os pecados da humanidade de forma definitiva, o que dispensa a morte de animais.” 


“Derramar-se-a seu sangue me volta do altar. Será oferecida a cauda, a gordura que cobre as entranhas. Os dois rins e a pelo que recobre o fígado.” (Levítico 7, 2-4). 




Crime e castigo



Levítico manda matar as prostitutas a pedradas

Sequestro, adultério, homossexualidade, prostituição.... Tudo dava pena de morte. Até fazer sexo com uma virgem poderia custar a vida do “criminoso”. Adorar outros deuses também trazia problemas sérios. Moisés mandou matar 3 mil judeus por causa disso.


O Levítico também manda matar prostitutas a pedradas. Não caso de a moça ser filha de um sacerdote, a punição é pior: “Com fogo será queimada”. 


Em geral, a pena de morte por apedrejamento não precisava ser julgada pelos sacerdotes. A maioria dos crimes recebia punição na hora, diante de um grupo de pessoas que presenciaram a cena ou que estavam por perto da cena do crime. 


O Antigo Testamento estabelece que toda mulher menstruada é tão impura que até mesmo os lugares onde ela senta devem ser evitados. Se um homem encostar na esposa, na mãe ou na irmã nesse período do mês, ele não pode sair de casa por sete dias. E, se o fizer, pode ter de pagar uma multa. 


Como o Antigo Testamento não aceita o aborto, é crime provocá-lo, mesmo que por acidente, mas a pena depende da gravidade da situação. 


Em caso de roubo e furto ou qualquer outro prejuízo ao patrimônio alheio, a pena é o pagamento de 4 vezes o valor do bem que foi levado ou destruído. Se a pessoa que cometeu a infração não tivesse condições de pagar, podia ser vendida como escrava. 


“Quando houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, então trarei ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis, até que morram.” (Deuteronômio 22:23-24)




Leia mais em:

Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem. 

Comentários

A.A disse…
Antes de falar ou comentar algo....entre aqui neste link..leia se informe e depois post informaçoes corretas!

http://www.arqueologiadabiblia.com/2012/06/um-livro-antigo-e-os-anoes.html
Islan disse…
Usando as palavras do post sugerido:

"Primeiro: muitos céticos e "cristãos" se esquecem de que as Escrituras foram produzidas há aproximadamente três milênios, foram escritas em outros idiomas (hebraico, aramaico e grego) e por pessoas com uma mentalidade bem diferente daquela a que estamos acostumados no mundo ocidental".

A verdade é que NÃO EXISTE VERDADE mas INTERPRETAÇÕES.

Um livro é um livro.

A Bíblia Judaica/Cristã NÃO É MENOS MITO que o "Maabárata" (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahabharata).


"Deus" é isto: http://arandoamentefertil.blogspot.com.br/2012/01/loucura-da-identidade-humana.html

E esta é a "verdade" mais próxima da "realidade" que podem experimentar.

Fique em paz!
Anônimo disse…
Pois é , na Bíblia tÁ escrito : "VEIO AO QUE ERA SEU, AMS OS SEUS NÃO O ACOLHERAM" até agora não entendi o porquê de um filho de Deus escrever uma coisa dessas, é falta de vergonha na cara de entender e interpretar as sagradas escrituras...

Que Deus te proteja.
Islan disse…
Deus é isto:

http://arandoamentefertil.blogspot.com.br/2012/01/loucura-da-identidade-humana.html


Grato pela atenção.
Islan disse…
Maomé fala da ressurreição de Jesus:

“Ele, Jesus, lhes disse: Sou o servo de Deus, o Qual me concedeu o Livro e me designou como profeta. Fez-me abençoado onde quer que eu esteja, e me encomendou a oração e (a paga do) zakat enquanto eu viver. E me fez piedoso para com a minha mãe, não permitindo que eu seja arrogante ou rebelde. A paz está comigo, desde o dia em que nasci; estará comigo no dia em que eu morrer, bem como no dia em que eu for ressuscitado. Este é Jesus, filho de Maria; é a pura verdade, da qual duvidam. É inadmissível que Deus tenha tido um filho. Glorificado seja! Quando decide uma coisa, basta-lhe dizer: Seja!, e é.” —Alcorão, Surata 19:30-35
Anônimo disse…
Os Cristãos são as grandes vítimas do "sistema" pois perderam a chance de perceber que Alá é único e NÃO TEVE FILHOS!!!

Maomé é sua última palavra para a Verdade.

Nós Muçulmanos, cremos que o Alcorão Sagrado é Palavra de Deus, e assim, é TODO Verdadeiro e anuncia unicamente VERDADES.

O Alcorão nos diz na Surata 61, Versiculo 6, que Jesus Cristo ANUNCIOU a vinda de Maomé (Muhammad S.A.Affi.S.) como Enviado de Deus:

"E quando Jesus, Filho de Maria, disse: "ó filhos de Israel, eu sou o Enviado de Deus para vós, confirmo o que ainda há (autenticamente) da Torá, e anuncio a vinda de um Apóstolo (de Deus), depois de mim, e chamar-se-á Ahmad (Muhammad)."

Alcorão 61:6

Neste versículo corânico, temos afirmações claras, indubitáveis e nominais: Jesus diz aos israelenses de seu tempo que ele é "Enviado de Deus" para eles (e não diz que é Deus). Diz, Jesus, que veio para confirmar a Torá. E diz que virá, depois dele, um NOVO Enviado de Deus, cujo nome será AHMAD (sinônimo de Muhammad -Maomé).

Para nós, muçulmanos, isto é CABAL. Porém, vamos ao Novo Testamento, Escritura Sagrada para os cristãos, para verificarmos se existe algum registro que coincida com o texto do Alcorão, referente à ANUNCIAÇÃO feita por Jesus sobre a vinda de Maomé.

No Evangelho, segundo São João, há estes textos:

66. Surata de AL KAHF.

---Eeu (Jesus) rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador.



Alá seja Louvado.
Anônimo disse…
João 14:16

---Masaquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.-­

João 14:26

--- Já não falarei muito convosco: porque se aproxima o príncipe deste mundo. ---

João 14:30

---Mas,quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade que procede do Pai, ele testificará de mim.-­

João 15:26

-Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque se eu não for, o Consolador não virá a vós... E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado e da justiça e do juízo.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.-­

João 16:7,8,13
Anônimo disse…
VOCÊS NÃO SABE O QUE FALAM, NA BÍBLIA DIZ E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ, E FALA TAMBÉM QUE JESUS CRISTO É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUÉM VAI AO PAI SE NÃO POR ELE. DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE VOCÊS.
POR QUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU ÚNICO FILHO PARA QUE TODOS QUE NELE CRER NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA.
Islan disse…
Na opinião deste humilde blogueiro:

A bíblia é só um livro.

Jesus é um cara legal que morreu tragicamente EXATAMENTE IGUAL A TANTOS MILHARES DE Judeus de sua época.

E Deus é uma possibilidade difícil de ser real. Tal qual Zeus e Odin.


Felicidades e grato pelas opiniões.

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o