Pular para o conteúdo principal

Baika, Tsunami e a prática Zen





Durante a sua visita como enviado especial do escritório central da escola Soto Zen, o Tokuha (Professor-mestre) de  Baika (música Zen Budista) Sei-etsu Hase Sensei, ministrou uma palestra no dia 23 onde compartilhou a sua experiência de atender, como monge, à comunidade atinginda pelo tsunami que devastou uma grande área da costa nordeste do Japão no ano passado, resultando em mais de 20,000 mortos e desaparecidos além de destruição inimaginável. O seu templo, Seifuku-ji, fica na província de Miyagi, somente uns 30 minutos da cidade de Ishinomaki, que foi uma das cidades fortemente atingidas.
Outros pontos altos de sua visita foram a aula-mestre de  Baika (música budista) que foi ministrada no dia 24 e a oportunidade de passar tempo junto durante um passeio pela cidade, outro passeio na bric da Redenção e o jantar e almoço de confraternização.
Profundos agradecimentos pela vista, palestra, ensinamentos e companhia durante estes dois dias! Agradecimentos também para o Professor Joaquim Monteiro pela tradução da palestra!

É uma lição da impermanência e respeito à força da natureza “passear” pela área costeira através do “street view” do Google. Movimentando o “homenzinho” pelo mapa-satelite, neste momento, é possível ver como está a situação poucos meses depois do desastre (imagens de julho/2011): além do problema da reconstrução da vida dos sobreviventes, continua o problema inimaginável de como dispor dos destroços das casas, lojas, móveis, pertences pessoais, veiculos, barcos, árvores… . Para mim, pessoalmente, uma das cenas do “street view” que mais me chamou a atenção foi de ver os restos de incontaveis automoveis, destruidos pela força da água, agora empilhados em fileiras ordenadas em cima de alguns dos terrenos onde antes haviam casas, prédios, parques – vida urbana. Cresceu mais ainda a minha admiração pelo povo japonês e sua capacidade de criar órdem no meio de caos… .

Fotos e dicas aqui: 




Em tempo a palestra do Tokuha (Professor-mestre) de Baika (música zen budista), Shomen Kuga Sensei,abade do templo Hômyôji da província de Miyazaki, enviado por nossa sede no Japão, que foi ministrada no Jisui Zendô (Sanga Águas da Compaixão) no dia 12 de novembro de 2011.

Numa palestra descontraída, o mestre nos falou sobre o Nobre Caminho de Oito Aspectos do Budismo.





Coordenação: Monja Isshin Havens

Tradução: Rev. Prof. Joaquim Monteiro


http://aguasdacompaixao.wordpress.com

Grato a Sensei Isshin e ao Reverendo Professor Joaquim Monteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.