Pular para o conteúdo principal

Vertentes religiosas


Pouquíssima gente sabe, mas quando adolescente, por três anos eu estudei em um colégio católico muito tradicional de Porto Alegre. Era um "Internato" (embora eu estivesse em condição de "semi internato" ~ eu dormia em casa e passava o dia todo lá estudando...) ao qual devo muito de minha formação intelectual e moral... ja que lá defini várias coisas para toda minha vida: Incluindo minha posição (firmada muitos anos depois) de Ateu.
Por ironia do destino, lá descobri que existiam MUITOS "livros sagrados" e "pessoas sagradas" de outras culturas que não aceitavam Deus e Jesus como descritos pelos católicos, que a bíblia Judaica e a Cristã não eram nem as mesmas nem as únicas palavras que se diziam ter vindo de fonte divina... Como? Como cheguei a estas informações em uma instituição que instrui protótipos de padres??? 
Bem... Lá tinha uma bela "biblioteca". 
E eu descobri que era MUITO boa.
Foi lá onde li pela primeira vez partes do Mahabharata (devanágari: महाभारत, transl. Mahābhārata), do Bhagavad-Gita (em sânscrito: भगवद्गीता, "Canção de Deus"), partes do Corão (em árabe قُرْآن, transl. al-qur’ān, "a recitação") e de livros como Divina Comédia de Dante Alighieri (em italiano, com tradução e com gravuras impressionantes de Gustave Doré) e As origens das espécies de Darwin e até Erich von Däniken no seu "Eram os Deuses Astronautas?".

Daí a té me dar conta de que era Joio e oque era trigo foi uma longa jornada... Mas começou ali, estudando e comparando a bíblia judaico/cristã que eu percebi que EU ADORAVA LIVROS.... Sobre tudo os que tentavam DESCREVER o mundo além da percepção e do óbvio.

Lá conheci a Superinteressante e viciei. Hoje, mais maduro e crítico tenho outras fontes mais ágeis e próprias para meus interesses. Mas a "Super" foi uma das grandes gratas surpresas de minha instrução juvenil. 


Falando nisto a reportagem de capa da Superinteressante 305 de junho de 2012: “A Bíblia como você nunca leu”. Trata-se dos trechos bíblicos que propagam, com candura, sacrifícios humanos, morte para virgens defloradas, poligamia, bebedeira e por aí vai. seguem link de matérias publicadas que ajudam a DESFAZER os malfeitos que os LEITORES LITERAIS fazem na sociedade... Leiam e tirem SUAS próprias conclusões:
Superinteressante “A Bíblia como você nunca leu”.


Sem fugir do assunto hoje vi o vídeo do "Carlos Ruas" e lembrei de tudo isto. 



Quer que desenhe? Vertentes religiosas

Saindo mais um video da série, se você ainda não viu os primeiros, clique aqui e aqui.

Não se esqueça de se inscrever no meu canal clicando aqui.

Ainda quero trazer duas postagens mais antigas a tona:

Religião é componente genético? É a teoria de Nicholas WadeOnde o britânico Nicholas Wade, autor do livro The Faith Instinct, defende que a seleção natural privilegiou os humanos religiosos;

E os "história das religiões em 2 Minutos" onde 
Vídeo que mostra a linha do tempo,o surgimento e desenvolvimento das maiores Religiões até hoje conhecidas:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.