Pular para o conteúdo principal

Hakuyu Taizan Maezumi


Hakuyu Taizan Maezumi
(1931-1995)

Referências/Biografia/Linhagem de Hakuun Ryoko/Linhagem de Baian Hakujun/Linhagem Rinzai de Koryu Osaka.

Hakuyu Taizan Maezumi é da 79a.geração desde Buda e da 28a.geração desde Dogen, pela linhagem de Baian Hakujun.

Hakuyu Taizan Maezumi foi Herdeiro do Dharma de Baian Hakujun. Para seus discípulos ver próxima referência.
Hakuyu Taizan Maezumi recebeu a transmissão do Dharma de Hakuun Yasutani, fundador junto com Harada Daiun Sogakuda Escola Sanbo Kyodan e de Koryu Osaka da Escola Rinzai.

Hakuyu Maezumi transmitiu o Dharma para Alfred Jitsudo Ancheta; Susan MyoyuJan Chozen Soule BaysCharlotte Joko BeckCharles Tenshin FletcherBernard Tetsugen GlassmanJohn Daido LooriDennis Genpo MerzelNicolee Jikyo Miller-McMahon; John Tesshin Sanderson; Gerry Shishin Wick e William Nyogen Yeo (10 Abril, 1936- ).
Biografia3

Roshi Hakuyu Taizan Maezumi, nasceu em 24 de fevereiro de 1931, no seio da família de Roshi Baian Hakujun Kuroda, uma das figuras mais proeninentes do Soto Zen no Japão, abade do templo Kirigaya.
Maezumi Roshi se ordena como monje Soto com 11 anos de idade e estuda literatura e filosofia oriental na Universidade Komazawa.

Mais tarde conclui seu treinamento monástico no monastério de Soji-ji e recebe a Transmissão do Darma do Roshi Hakujun Kuroda. Posteriormente, recebe a aprovação para ministrar ensinamentos (Inka), assim como o título de Roshi, tanto do Roshi Yasutani Hakunn, como do Roshi Koryu Osaka, convertendo-se em sucessor do Darma das três linhagens Zen, um aconrecimento pouco usual.

Roshi Maezumi chega a Los Angeles, na Califórnia, EEUU, em 1956 com o objetivo de servir como monge no Zenshu-ji, casa representativa da Soto Zen do Japão. Em 1967 estabelece o Centro Zen de Los Angeles dedicando-o a seu pai (Roshi Baian Hakujun Kuroda) como fundador honorário. Durante os 28 anos seguintes ele trabalha incansavelmente na construção da base para o desenvolvimento do Zen Budismo no Ocidente. Ordenou 68 sacerdotes e otorgou os preceitos laicos a mais de 500 pessoas. Sua meta, bem clara e precisa, foi a de cultivar mestres Zen ocidentais, sob os quais pudesse florescer o Caminho de Buda em sua expressão ocidental natural.

Roshi Maezumi otorgou a Transmissão do Darma a doze sucessores, construindo desta maneira a "White Plum Asangha" (Sanga da Ameixa Branca), chamda assim em honra a seu pai, Baian Hakujun, cujo nome significa ameixa branca. Estes mestres são: Alfred Jitsudo Ancheta (Califórnia); John Tesshin Sanderson (México); Susan Myoyu Andersen (Illinois); Jan Chozen Bays (Oregon); Charlotte Jocko Beck (Califórnia); Charles Tenshin Fletcher(Califórnia); Bernard Tetsugen Glassman (Nova York); Dennis Genpo Merzel (Utha e Europa); John Daido Loori (Nova York); Nicolee Jikyo Miller(Califórnia); Gerry Shishin Wick (Colorado); William Nyogen Yeo (Califórnia). Todos eles radicados nos Estados Unidos com exceção de John Tesshin Sanderson que se encontra na Cidade do México e Dennis Genpo Merzel estabelecido na Europa. Mestro, Nyogen Sensei, foi o último a reciber a Transmissão do Darma antes do repentino falecimento de Roshi Maezumi em 24 de maio de 1995.

Roshi Maezumi estabeleceu seis templos no ocidente os quais foram registrados oficialmente na casa matriz do Soto Zen no Japão. São o "Zen Center of Los Angeles" (Califórnia); o "Zen Mountain Center" (Califórnia); o "Zen Community of New York" (Tetsugen Glassman); os "Kanzeon Zen Centers" de Salt Lake City, Utah e Europa (Genpo Merzel); e por último o "Zen Mountain Monastery" em Nova York (Daido Loori, Abbot).


Centros afiliados incluem o Great Mountain Zen Center in Colorado (Shishin Wick, teacher), Zen Community of Oregon (Chozen Bays); Three Treasures Zen Community em San Diego (Jikyo Miller); Centro Zen de México, Coyoacan (Tesshin Sanderson), e Centro Zen da Cidade de México.

Em 1976, Roshi Maezumi criou o "Kuroda Institute for the Study of Buddhism and Human Values". É uma organização que promove os estudos Budistas. Já publicou importantes trabalhos realizados por alguns dos mais importantes estudiosos do Budismo nos Estados Unidos. Em colaboração con a Universidade do Hawai se publica uma reconhecida série de artigos intitulados "East Asian Series".

Um pouco antes de sua morte, Roshi Maezumi concedeu o Inka para seu discípulo Roshi Tetsugen Glassman que por seu turno transmitiu o Inka para o Roshi Genpo Merzel, o atual lider espiritual e presidente de "White Plum Asanga". Por sua vez Genpo Roshi transmitiu o Inka para o Roshi Daido Loori.


Maezumi Roshi morreu em 14 de maio de 1995 e deixou sua esposa Martha Ekyo Maezumi e três filhos, Kirsten Mitsuyo, Yuri Jundo e Shira Yoshimi, todos de Idyllwild, Califórnia.

Notas:
  1. Extraído de "Zen Buddhism - Hakuin School" 
  2. Extraído do site Retirado do site http://www.zenriver.nl/sutra_book.htm.
  3. Extraído do site http://www.zenriver.nl/taizan_maezumi_roshi.htm.

Tudo publicado na minha página de LEITURA OBRIGATÓRIA: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o