Pular para o conteúdo principal

A meditação estimula genes que promovem a boa saúde

A meditação estimula genes que promovem a boa saúde

A very different kind of gene therapy <i>(Image: Jewel Samad/AFP/Getty)</i>
 


  Sentindo-se degradado? Experimente um pouco de canto, ou meditação - a sério. Tais técnicas de relaxamento podem aumentar a atividade de genes envolvidos em vários processos benéficos para a saúde, e eles só levam alguns minutos por dia para mostrar resultados.
 
Estudos anteriores relataram mudanças no cérebro quando as pessoas praticam essas atividades, mas um novo estudo recente mostra pela primeira vez que as mudanças afetam as atividades dos genes também. Isso poderia explicar os efeitos benéficos relatados de meditação , yoga e oração .
 
"Não é absurdo New Age", diz Herbert Benson do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston. Ele e seus colegas analisaram os perfis genéticos de 26 voluntários - nenhum dos quais meditava regularmente - antes de ensinar-lhes uma rotina de relaxamento com duração de 10 a 20 minutos. Ele incluiu recitação de palavras (mantras), exercícios de respiração e as tentativas de observar pensamentos, todos os dias.
 
Depois de oito semanas executando a técnica diáriamente, o perfil do gene voluntários foi analisado novamente. Clusters de genes benéficos importantes tornaram-se mais ativos e menos prejudicial.
 
Os genes estimulados tiveram três principais efeitos benéficos:
  • melhora na eficiência das mitocôndrias, a usina de células;
  • aumento na produção de insulina, o que melhora o controle de açúcar no sangu;
  • diminuição no esgotamento dos telômeros, as tampas nos cromossomos que ajudam a manter estável o DNA e assim evitar o desgaste e envelhecimento das células .

Clusters de genes que se tornaram menos ativos foram aqueles governados por um gene mestre chamado NF-kB, o que desencadeia uma inflamação crônica que leva a doenças como a hipertensão arterial, doença cardíaca, doença inflamatória intestinal e alguns cânceres.

Dentro de minutos

Ao tomar o sangue dos voluntários imediatamente antes e depois das práticas, após a realização da técnica num único dia, os investigadores também demonstraram que as alterações do gene podiam ser observadas em poucos minutos.
 
Para efeito de comparação, os pesquisadores também coletaram amostras de 26 voluntários que praticaram técnicas de relaxamento, pelo menos, três anos. Eles tinham perfis de genes benéficos, mesmo antes de executar suas rotinas no laboratório, o que sugere que as técnicas resultaram em mudanças a longo prazo para os seus genes.
 
"Parece apropriado que você deve ver essas respostas, depois de apenas 15 a 20 minutos, assim como, inversamente, curtos períodos de estresse elevar hormônios do estresse e outros efeitos fisiológicos que são prejudiciais a longo prazo"

Diz Julie Brefczynski-Lewis da Universidade de West Virginia em Morgantown, que estuda os efeitos fisiológicos das técnicas de meditação.

"Espero ver esses resultados replicados por outros grupos. (...) Descobrimos que quanto mais você faz, mais profunda das as mudanças de expressão genômica"

Afirma Benson. Ele e seus colegas estão agora a investigar como os perfis de genes são alterados e se essas técnicas podem aliviar os sintomas em pessoas com pressão arterial alta, doença inflamatória intestinal e mieloma múltiplo, um tipo de câncer de medula óssea.
 
Benson salienta que as técnicas de relaxamento deve ser apenas um complemento à medicina e cirurgia convencional, não uma substituição. 


Jornal de referência: PLoS One 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o

Barabim... barabum... baraBeakman!!!

Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beakman'' . Com um inconfundível jaleco verde e ideias malucas na cabeça, ele conquistou fãs por todo o mundo. Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista maluco, esteve no Brasil e falou sobre ciência e do sucesso dele no nosso país. Ele atendeu ao blogueiro d o "O Manual do Mundo" (que recentemente atingiu a casa dos 60 milhões de views) que comemorou a marca presenteando o seu público com a entrevista com   Paul  ~ professor maluco de penteado irado  Beakman ~   Zaloom , em pessoa. Para quem não conhece "O Mundo de Beakman" foi uma série exibida no Brasil na década de 1990, na TV Cultura, e reprisada algumas vezes nesse e em outros canais. O programa, extremamente dinâmico e divertido, foi marcante para quem nasceu na década de 1980 e para os que assistiram depois. Paul Zaloom veio para São