Pular para o conteúdo principal

Como fazer uma almofada de meditação?

Postado originalmente em A Escola Zen Kwane repostada por Budismo Petropolis

Como fazer uma almofada de meditação?

Acesse nossas páginas no facebook: budismo engajado e budismo petrópolis.
Corte uma faixa de tecido com altura de 24 cm e comprimento de 1 m 50 cm de largura. Faça 14 pregas a cada 8 cm. Marque cada prega com o ferro quente e alfinete encima e embaixo a cada prega. Alinhave cada prega superior com um dos círculos pelo lado avesso do pano e costure. Não precisa tirar os alfinetes pois a máquina passa por cima. Depois repita o mesmo procedimento com o outro círculo na parte inferior da faixa. Deixe uma abertura para o zíper. No vídeo acima as medidas estão um pouco deferentes, mas o zafu que fiz usei essas do desenho. Veja os vídeos no fim do post.  Há mais uma possibilidade, o banco de meditação, veja no fim do post.

zafu (1)
São 14 pregas com os alfinetes como mostra no vídeo. Nesse vídeo a pessoa cortou em 14 quadrados e depois alfinetou cada quadrado. Eu não fiz assim, mas talvez fique mais fácil de fazer desse modo. Vou tentar fazer uma almofada também com esse jeito para ver qual dos dois fica melhor.
Tecido: Lonita e sarja são os mais resistentes e duráveis, mas entre os dois a sarja é o tecido mais caro. Também pode ser feito com um poliéster grosso. O enchimento é o item mais problemático. Eu uso paina, mas na falta dela pode-se usar trigo sarraceno.
Se vc. achou muito complicado o zafu redondo tente um quadrado: largura 10 cm, comprimento 12 cm e altura 5 cm descontando cada centímetro deixado para costura fica 8 x 10 x 3. Além de mais fácil de fazer é multi-uso. Todavia o zafu tradicional é redondo e preferencialmente preto. Mas se vc. só vai usar em casa e não vai levá-lo em retiros ou em locais de prática como mosteiros e salas de meditação, pode optar por outras cores.
Há também a possibilidade de fazer uma almofada em meia-lua. Se for uma meia lua com linha reta, tb. é facil de fazer. Se for com linha curva (lua crescente) já complica um pouco na hora de pôr o ziper, mas quem sabe costurar dá um jeito.
zafu-meia-lua


Acesse nossas páginas no facebook: budismo engajado e budismo petrópolis.
[Se você não sente que é competente para tal e quer ter uma almofada de meditação (zafu), pode ligar para o Atelier de Costura – Rua 16 de Março, 114/410, Ed União, Centro, Petrópolis – tel (24) 2247-0322 – Solange, e encomendar uma. Pedir enchimento de paina ou algodão.]
Mais uma possibilidade para a prática da meditação é utilizarmos um pequeno banco. Veja nas imagens abaixo:
banco meditação     banco meditação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.